Gerente Executivo do INSS de Ribeirão Preto estará presente no 2º Encontro CEREST como parte do programa de educação previdenciária

Gerente do INSS estará presente no 2º encontro CEREST

Ariane Lima

 

O Gerente Executivo do INSS de Ribeirão Preto, Lucas Pavanelo, estará no 2º Encontro CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), que acontece no dia 20 de março. Sua participação será como palestrante, abordando o tema: “Requerimento de Auxílio por Incapacidade Temporária”.

 

Lucas tem mais de 15 anos de experiência à frente do órgão. Em sua palestra, com vistas à extensão do Programa de Educação Previdenciária, explica que abordará as novas formas de requerimento de benefício por incapacidade. Inclusive apresentando a mais nova ferramenta do INSS, Atestmed.

 

Com esta nova ferramenta, os segurados do INSS que precisam solicitar o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) podem fazer o requerimento por meio de análise documental (Atestmed) e ter o benefício concedido mais rápido.

 

“Anunciar que hoje o Atestmed já é uma realidade funcional e efetiva é motivo de muito orgulho para todos nós, pois a ferramenta já é uma grande resolução para melhorar cada vez mais o atendimento dos beneficiários. É importante reconhecer esse trabalho desenvolvido pelo INSS, que apesar de já estar registrando resultados positivos, como por exemplo, agilidade na concessão de benefícios regulares, tem a expectativa de seguir se aprimorando, faz parte do processo de melhoria contínua para os cidadãos”, destaca Lucas.

 

“O INSS trabalha com foco total no respeito ao cidadão e na busca por formas eficientes de atender a todos que buscam essa prestação de serviço”, completa.

 

Lucas reforça que o INSS busca progredir constantemente e enfatiza que o órgão já conta, há alguns anos, com processos totalmente digitalizados. “Tudo isso também ajuda a controlar tentativas de fraudes, o que se torna mais um benefício para o cidadão, uma vez que o órgão está zelando pela cobertura correta de benefícios”.

 

O trabalhador no INSS: a busca pelo benefício

Lucas Pavanelo explica que a melhor orientação para o trabalhador quando o assunto é saber se tem direito ou não a dar entrada no benefício por algum tipo de impossibilidade de trabalhar, é: fazer o requerimento, independentemente de ter certeza se tem direito ou não, pois a partir do requerimento o trabalhador terá o retorno se é elegível ou não ao benefício solicitado.

 

“Sempre que algum trabalhador tem dúvida se seu caso é elegível a receber o benefício previdenciário por incapacidade eu indico que faça o processo de preenchimento do requerimento, independentemente se tem dúvidas se tem recolhido em dia o seguro ou se ainda tem direito a esse tipo de solicitação, pois o INSS, como órgão democrático, todo requerimento será analisado. Pois é importante destacar que muitos trabalhadores, mesmo não estando contribuindo no momento do requerimento, podem ter direito ao benefício. E mesmo tendo a negativa ao pedido, de nenhuma forma o trabalhador será lesado ou até mesmo bloqueado, muito pelo contrário, em caso de negativa é simplesmente a resposta de que aquele solicitante, na situação relatada, não tem direito ao benefício”, explica.

 

Lucas reforça que com o novo recurso virtual do Atestmed, todo esse processo tem sido muito mais prático e rápido. E mesmo em casos em que pode ser solicitada a perícia presencial, por exemplo, em que apenas a documentação e demais solicitações virtuais não sejam suficiente para comprovar a elegibilidade ao benefício, ainda desta forma, o processo geral já conta com agilidade no andamento das etapas. “Mesmo precisando de comparecimento presencial para perícia, para checagem se aquele caso é mesmo de concessão, já temos resultados que comprovam a melhoria no fluxo devido a esta nova ferramenta”.

 

“Existem limitações legais quanto a utilização do Atestmed, porém a funcionalidade já comprova a melhoria no processo, por exemplo, dados recentes apontam que cerca de 47% dos pedidos realizados pelo Atestmed, em perímetro nacional, tiveram o benefício concedido em até quatro dias, esse é um resultado impressionante e que traz ainda mais cuidado e melhorias para o cidadão”, acrescenta.

 

“O INSS é um dos principais órgãos do Governo Federal e isso só reforça nosso compromisso de respeito com o cidadão. Estamos sempre em busca por melhorias para oferecer o melhor serviço”, finaliza.

 

A 2ª edição do Encontro CEREST acontecerá durante o período da manhã, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ribeirão Preto (Rua Onze de Agosto, 361 – Campos Elíseos). O evento será gratuito e aberto ao público interessado, com sugestão de inscrição solidária (com a doação de 1kg de alimento não perecível).

 

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/E8DuD2bKATxhwHnAA

 

 

Compartilhe

NEWSLETTER

Se inscreva e fique informado

plugins premium WordPress