Já pensou em estudar um novo idioma?

Além dos mais conhecidos, como inglês e espanhol, já pensou em aprender um novo idioma que ainda é inclusivo?

Sabe o que é LIBRAS? O termo refere-se a sigla: Língua Brasileira de Sinais, é o idioma oficial da comunidade surda no Brasil.

A LIBRAS é muito mais do que comunicação por gestos, é um idioma oficial e literalmente abre portas para um cenário de comunicação mais inclusiva.

Neste contexto, pode-se dizer que o profissional fluente em LIBRAS tem inúmeras possiblidades diante do movimentado mercado de trabalho.

Mercado de trabalho

Além de poder atuar como intérprete, em apresentações, espetáculos, palestras, exposições e demais atividades que necessitem de tradução do português para a LIBRAS, o profissional que sabe se comunicar em LIBRAS já sai na frente dos demais, pois – cada vez mais – o mundo abre espaço para a inclusão e a diversidade.

É de extrema importância viabilizar o acesso à comunicação clara e coerente. O estudo, de forma geral, melhora a função cognitiva.

Estudar LIBRAS abre portas para a inclusão da pessoa surda, não somente pensando em mercado de trabalho, mas multiplicar os conhecimentos dessa língua para a população de forma geral oferece oportunidade de acesso à comunicação.

LIBRAS, o que é essa língua de sinais?

A metodologia da LIBRAS utiliza-se das mãos para realização de gestos e expressões faciais e corporais para comunicação com pessoas surdas. E é exatamente um idioma, com sua gramática e complexidades de estruturação de frases e contextos.

Especificamente no caso da LIBRAS, as expressões faciais e corporais e também o direcionamento das mãos durante a realização da sinalização são de extrema importância, pois demonstram intensidade, direção do que está sendo descrito e até mesmo a importância do que está sendo narrado.

Essa composição traz a possibilidade de entendimento e assim comunicação.

Expressões sensoriais

Mas, não se engane ao pensar que LIBRAS, por ser extremamente visual, exclui a possibilidade de comunicação com uma pessoa cega.

Para esta situação, existe a LIBRAS tátil, que consiste em sinalizar com a pessoa cega segurando as mãos de quem está se comunicando e desta forma consegue sentir qual sinal está sendo apresentado.

Esta é uma adaptação importante para a comunicação de surdoscegos.

Receba nossas notícias em seu e-mail. Cadastre-se agora em nossa newsletter.
plugins premium WordPress