Qual a melhor franquia para abrir no momento?

qual a melhor franquia para investir

Quando pensamos em empreendedorismo, uma opção que vem à mente é abrir uma franquia.

Segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o Brasil já conta com 3.077 redes de franquias que possuem um faturamento anual de mais de R$ 211 bilhões.

As franquias são modelos de negócios populares e atraentes, pois oferecem a oportunidade de iniciar um novo negócio com suporte e reconhecimento de uma marca estabelecida.

No entanto, escolher a franquia certa para investir pode ser um desafio, especialmente considerando as inúmeras opções disponíveis no mercado.

Neste conteúdo vamos ver a lista das melhores franquias, quais as vantagens e desvantagens desse modelo de negócio, além de algumas dicas para ajudá-lo na escolha do melhor negócio para você.

Quais franquias de sucesso

Antes de decidir qual franquia abrir, é fundamental analisar as franquias de sucesso no mercado.

A Associação Brasileira de Franchising divulga anualmente uma lista das maiores franquias do mercado brasileiro.

Veja abaixo o ranking das maiores franquias do Brasil em 2022:

# Franquias Unidades 2022
01 Cacau Show 3.763
02 O Boticário 3.687
03 McDonald’s 2.595
04 Ortobom 2.373
05 Odontocompany 1.998
06 Subway 1.861
07 AM/PM 1.774
08 Seguralta – Bolsa de Seguros 1.755
09 Lubrax+ 1.711
10 Óticas Carol 1.460
11 Buger King Brasil 1.255
12 Shell Select 1.213
13 BR Mania 1.184
14 Jet Oil 1.137
15 CVC Brasil 1.076
16 Wizard by Pearson 1.000
17 Bob’s 997
18 Chilli Beans 966
19 Correios 964
20 Help! Loja de crédito 824
21 Oggi Sorvetes 808
22 Espaço Laser 765
23 Fisk Centro de Ensino 753
24 Chiquinho Sorvetes 725
25 CCAA 705
26 Hering Store 681
27 CNA 674
28 Nutrimais 658
29 Dia% 612
30 Localiza 610
30 Mercadão dos óculos 610
31 Remax 571
32 Havaianas 562
33 KNN Idiomas 558
34 Splash (Grupo Igui) 549
35 Casa do Construtor 528
36 5àSec 526
37 Lupo 516
38 Kopenhagen 512
39 Solarprime 469
40 Oral Sin Implantes 453
41 Arezzo 442
42 Casa de Bolos 439
43 Carmen Steffens 437
44 Sorridents 435
45 Empório Mineiro Cheirin Bão 414
46 Clube Melissa 401
46 Microlins 401
47 Chocolates Brasil Cacaus 399
48 Mais 1 Café 394
49 Giraffas 365
50 Hinode 356

 

Ao avaliar as franquias de sucesso, leve em consideração fatores como a reputação da marca, o mercado-alvo, a concorrência e o suporte oferecido pela franqueadora. Essas informações são essenciais para tomar uma decisão informada.

Maiores segmentos de franquias

Veja abaixo o ranking de unidades de franquias por segmento:

  • 36%: Alimentação
  • 15%: Serviços automotivos: 
  • 13%: Saúde, beleza e bem estar
  • 12%: Serviços e outros negócios
  • 11%: Moda
  • 05%: Limpeza e conservação
  • 04%: Educação
  • 04%: Hotelaria e turismo: 
  • 01%: Casa e construção: 

 

Vantagens e desvantagens das franquias

Antes de investir em uma franquia, é importante entender as vantagens e desvantagens desse modelo de negócio:

Vantagens das franquias

Entre as principais vantagens de adquirir uma franquia, destacam-se:

  • Marca estabelecida: você se beneficia do reconhecimento e da reputação já construídos pela marca, o que pode resultar em um início mais promissor.
  • Suporte e treinamento: As franquias oferecem treinamento e orientação para ajudá-lo a gerenciar o negócio com sucesso.
  • Processos padronizados: Processos e procedimentos operacionais padronizados e já validados, o que facilita a gestão do negócio.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 80% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham antes de completar 1 anos de existência e 60% fecham antes dos cinco.

Portanto começar um novo negócio já testado, validado e com o conhecimento de mercado de uma boa franquia pode ser uma excelente alternativa para escapar dessas estatísticas.

Desvantagens das franquias

Apesar de ter muitas vantagens, na hora de decidir se compensa adquirir uma franquia, também é importante considerar as desvantagens. Separamos as principais:

  • Custos iniciais: os custos iniciais para abrir uma franquia são consideráveis, como por exemplo taxas de franquia, investimentos em equipamentos, estoque e infraestrutura.
  • Menor flexibilidade: Franquias possuem diretrizes rígidas estabelecidas pela franqueadora, o que de certa forma limita a autonomia e criatividade na gestão do negócio.
  • Concorrência interna (além da externa): muitas franquias não garantem exclusividade, o que significa que você pode enfrentar a concorrência de outras unidades da mesma rede.

Avaliar cuidadosamente as vantagens e desvantagens das franquias ajudará você a tomar uma decisão informada e adequada às suas necessidades e objetivos.

Como escolher uma franquia

Agora que você conhece as maiores franquias do Brasil e os segmentos com mais unidades, bem como as vantagens e desvantagens desse modelo de negócio, é hora de saber como escolher uma franquia adequada para você. Aqui vão algumas dicas:

  1. Autoconhecimento: Avalie suas habilidades, interesses e experiências para identificar o setor de franquia que mais combina com você – não é razoável escolher um segmento apenas pela lucratividade.
  2. Pesquisa de mercado: Esse talvez seja um dos fatores mais relevantes. Analise o mercado local e identifique as carências e oportunidades. É importante considerar, dentre outros fatores, a demanda, público alvo, concorrência e preferências dos consumidores.
  3. Pesquise a Franquia: Realize um estudo aprofundado sobre as franquias que mais chamaram sua atenção. Verifique a reputação da marca, converse com outros franqueados, analise o contrato e as obrigações financeiras envolvidas. Vale lembrar que todas essas informações, por força de Lei, devem ser fornecidas pela Franqueadora.
  4. Suporte e treinamento: Principalmente se você for novo no ramo, certifique-se de que a franquia oferece suporte e treinamento para ajudá-lo a iniciar e gerenciar o negócio.

Abrir um novo negócio exige tempo e dedicação para tomar uma decisão bem fundamentada, pois uma escolha errada pode custar muito caro.

Mas com o investimento certo e dedicação, você estará no caminho para se tornar um franqueado de sucesso.

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