Como Planejar e Contribuir Corretamente para o INSS

Aposentadoria: Por que não tenho em vista?

Pode parecer estranho que alguém como eu, que cuida de aposentadoria, não tenha isso em vista. Mas quem diz a verdade merece confiança. Veja os motivos pelos quais eu digo isso. Não são todos, mas os mais importantes.

O Teto da Aposentadoria do INSS

Primeiro, a aposentadoria do INSS tem um teto. Se pagar mais, pode estar jogando dinheiro fora.

Cálculo do Benefício

Segundo, o valor do benefício será calculado com base na média dos salários da sua vida inteira de trabalho. Se sua média for baixa, pode estar pagando mais do que precisa.

Mudança nas Regras

Terceiro, as regras que valem hoje não serão as mesmas que estarão valendo quando você for aposentar. Já pensou nisso?

Bom, nós vamos aprofundar este debate em setembro, na minha palestra no CONBCON, o maior congresso online de contabilidade do Brasil. E você é meu convidado. Eu vou revelar alguns pontos dessa nossa empreitada.

Tipos de Segurados e Estratégias de Contribuição

Primeiro, quero advertir vocês que existem seis tipos de segurados e estratégias de contribuição. Já pensou que você pode estar pagando o INSS na condição de segurado errada?

Formas de Pagar a Previdência

Você sabia que existem seis formas de pagar a previdência e seis estratégias diferentes, além de três alíquotas? E isso pode fazer toda a diferença no seu planejamento? Você pode ser um segurado empregado, um empregado doméstico, um trabalhador avulso, um segurado especial, um contribuinte individual ou um segurado facultativo. São só seis.

Agora, se você está pagando como MEI (Microempreendedor Individual), sem qualquer planejamento, aí é pior ainda. Você levou isso em consideração ao traçar a sua estratégia de contribuição?

Contribuição e Planejamento

Caso não tenha considerado essas particularidades, pode estar, de fato, jogando dinheiro no lixo. E olha que dinheiro não aceita desaforo.

Estratégias de Contribuição

Eu disse que existem também seis estratégias de contribuição. Parece fácil, mas não é. Você pode pagar alíquotas diferentes: 5%, 11% e 20%. E ainda pode aumentar o valor das contribuições, diminuí-las, manter a média, aumentar 2% para cada ano contribuído e, se for segurado facultativo, pode alternar contribuições e até parar de contribuir.

Inscreva-se no CONBCON

Vamos atender isso de uma vez por todas? Então inscreva-se para participar em setembro do CONBCON.

Importância do Planejamento Previdenciário

Agora, existem também sete tipos independentes. Se tudo isso que eu disse até agora não é o suficiente para você se convencer de que precisa ter uma previdência e investir corretamente, lembre-se que seus dependentes podem estar esperando de você uma atitude mais ativa. Talvez pensando nessas pessoas que você gosta, você se desperte para esta realidade de ter que fazer um planejamento previdenciário.

Bom, agora que você já sabe que pode controlar o valor das suas contribuições e não pagar mais do que vai receber.

Episódios Anteriores e Próximos

Já ouviu os episódios anteriores sobre as estratégias para planejar a aposentadoria, as tendências da reforma da previdência, o diagnóstico do problema e a estratégia vencedora? Eu te convido também para acompanhar a gente no portal Contabeis para os próximos dois episódios desta série:

  • Quais benefícios você tem direito
  • Como botar a mão na massa e fazer o seu planejamento previdenciário

Eu espero você.

Receba nossas notícias em seu e-mail. Cadastre-se agora em nossa newsletter.
plugins premium WordPress