Com as alterações da reforma da previdência, o aumento em 2024 da idade mínima e da pontuação para aposentadoria por tempo de contribuição da regra de transição, a aposentadoria por idade passou a ser a única saída para ter renda no futuro.
Em alguns casos ainda é possível ter outra regra de benefício, mas a aposentadoria por idade pode ser a mais vantajosa, desde que o segurado conheça os requisitos de cada uma delas e saiba como escolher.
Método da aposentadoria de ouro
Os requisitos para acessar a aposentadoria por idade são simples: idade e carência. O diferencial é o planejamento do valor do benefício.
É certo que apenas 9 anos de contribuições bem planejados podem trazer vantagens que nem mesmo quem contribuiu durante 35 anos consegue ter.
Requisitos ideais para ter aposentadoria de ouro
Este período de 9 anos é o ideal porque pode proporcionar benefício 3 vezes maior em relação ao salário-mínimo, mas a partir de 2 anos de contribuições bem planejadas já é possível conquistar benefício com acréscimo de 20%.
Perfil da aposentadoria de ouro
O perfil ideal para se beneficiar da Aposentadoria de Ouro compreende:
- Idade mínima de 65 anos para o homem e 62 anos para mulher.
- Carência de 15 anos de contribuições válidas ou 18 meses
- Ter mais de 6 anos de contribuição antes de julho de 1994
Como já disse, a idade mínima e a carência são requisitos simples para aposentadoria. O diferencial é o valor do benefício.