Guia traz 70 destinos paulistas para viajantes da terceira idade

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo lançou o guia “Turismo da Maturidade no Estado de São Paulo”, voltado especialmente para os viajantes com mais de 60 anos. Este público, que é o que mais cresce entre todas as faixas etárias, está cada vez mais presente no mercado de turismo, conforme dados da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav). O guia, em versão impressa e digital (https://www.turismo.sp.gov.br/guia-da-maturidade-sp), apresenta 70 destinos inclusivos que variam entre opções de relaxamento em meio à natureza e atrações mais agitadas, como festas e parques temáticos no interior do Estado.

Com curadoria da Revista Melhor Viagem, a publicação detalha atrativos turísticos seguros e confortáveis, especialmente selecionados para atender ao público sênior. O Estado oferece opções turísticas que incluem destinos termais, circuito das frutas nas mais diferentes cidades, pesca, rural, gastronômico, religioso, compras, natureza, aventura, sol e praia e até de padarias. Entre os destinos mais populares está Águas de Lindóia, que atrai mais de 700 mil turistas da terceira idade anualmente e continua crescendo em popularidade. Outros destinos listados pelo guia são Aparecida, Barra Bonita, Bertioga, Campos do Jordão, Holambra, Ibitinga, Olímpia, São Roque e Serra Negra, entre outros municípios paulistas.

 

Perfil do turista 60+

De acordo com o guia “Turismo da Maturidade no Estado de São Paulo”, as principais características do turista neste perfil são:

  • Viajam com frequência, tanto para destinos nacionais quanto internacionais;
  • Natureza, cultura e gastronomia são o foco principal das viagens;
  • Possuem vínculo de confiança com o agente de viagem, em especial para compra de passagens;
  • Mesmo em destinos mais remotos, não abrem mão do conforto, principalmente na hospedagem;
  • Apreciam momentos com a família, mas não abrem mão de pequenas viagens, mesmo que sozinhos;
  • Caminhadas, piscina e praia são os atrativos de maior interesse, mas uma aventura segura é bem-vinda.

 

Escalada demográfica

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em 2060, um quarto da população brasileira terá mais de 65 anos. Esta tendência demográfica traz boas notícias para o setor de turismo, já que muitos chegam aos 60 anos com boa qualidade de vida e independência financeira, tornando essa fase ideal para viagens e novas experiências.

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) aponta que os viajantes acima de 60 anos costumam viajar de duas a três vezes por ano, preferindo destinos nacionais. Esse grupo considera o turismo a melhor forma de aproveitar o tempo, demonstrando um interesse crescente em explorar novas localidades e culturas.

Compartilhe

NEWSLETTER

Se inscreva e fique informado

plugins premium WordPress