A liderança no comando dos negócios mais sólidos e estabelecidos do país está predominantemente nas mãos de empreendedores sêniores. De acordo com a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (GEM) 2023, realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), cerca de 18% dos 16 milhões de negócios com mais de três anos e meio de existência são geridos por empresários na faixa etária de 55 a 64 anos. Este grupo supera em mais de 10 pontos percentuais os jovens empreendedores (18 a 34 anos) e em quase quatro pontos aqueles na faixa intermediária (35 a 54 anos).
O domínio dos empreendedores sêniores no cenário empresarial brasileiro pode ser atribuído ao amadurecimento natural do negócio e de seus proprietários, o que contribui para a longevidade e solidez das empresas. Em um ambiente econômico mais estável, essas empresas tendem a se perpetuar no mercado, consolidando sua posição ao longo dos anos.
Oportunidade x necessidade
Além disso, a pesquisa GEM 2023 destaca que, tradicionalmente, no Brasil, a taxa de empreendedorismo motivada por oportunidade supera a taxa motivada por necessidade, exceto em períodos de crise econômica, como em 2020 e 2021. Em 2023, com a recuperação econômica, essa tendência foi restabelecida, com um aumento no empreendedorismo por oportunidade, especialmente entre os jovens, onde essa motivação atingiu 65%, e entre os intermediários, com 54,6%.
No entanto, entre os empreendedores sêniores, ainda é significativo o número de negócios abertos por necessidade. Em 2020, 63% dos negócios desse grupo foram criados por essa razão, e em 2023, esse número caiu para 54%. A dificuldade de reinserção no mercado de trabalho para pessoas acima de 54 anos é um dos fatores que impulsionam essa realidade. A escassez de oportunidades de emprego para essa faixa etária continua a ser a principal motivação para que muitos invistam no empreendedorismo.
Diferenças demográficas
A pesquisa também revela um contraste demográfico entre as diferentes faixas etárias de empreendedores. Entre os sêniores, 56% dos empreendedores se declaram brancos, enquanto nas faixas jovem e intermediária, 58% se identificam como pretos ou pardos. Além disso, há uma predominância masculina em todas as faixas etárias e estágios dos negócios, com a menor diferença observada entre os empreendedores intermediários, onde 56% são homens e 44% são mulheres. Já entre os sêniores, essa diferença se acentua, com 74% de homens e apenas 26% de mulheres.
Esse perfil masculino mais prevalente na faixa etária de 55 a 64 anos também se reflete nas atividades econômicas escolhidas pelos sêniores. Enquanto os jovens empreendedores tendem a iniciar negócios relacionados a serviços de beleza e comércio de vestuário, os sêniores preferem investir em segmentos como o comércio varejista de ferragens, madeira e materiais de construção, além de restaurantes e estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas.