O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em parceria com o Ministério da Previdência Social, lançou uma novidade que promete facilitar a vida de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios permanentes: o cartão Meu INSS Vale+.
Este cartão permite que os beneficiários antecipem até R$ 150 de seus benefícios para pagar no mês seguinte, sem juros, correção ou qualquer taxa adicional.
A iniciativa vem na esteira do sucesso do clube de vantagens Meu INSS+, que desde sua criação em maio de 2023 já registrou impressionantes 32,8 milhões de acessos.
Funcionalidades e Benefícios do Cartão
O Meu INSS Vale+ é fruto de uma parceria com instituições financeiras, configurado em um modelo físico com chip e senha, embora não permita saques.
Segundo o ministro da Previdência, Carlos Lupi, o cartão visa prover recursos para a compra de necessidades básicas como remédio, comida, gás e transporte, sem comprometer significativamente a renda dos aposentados.
Além disso, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, ressaltou que o cartão não pode ser utilizado para apostas, nem mesmo em bets, seja físicas ou eletrônicas, sublinhando o foco em atender necessidades essenciais.
É mais uma opção de obter renda antecipada.
Como Funciona o Meu INSS+
Além de introduzir o cartão, o Meu INSS+ opera como um clube de vantagens, oferecendo descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços de telemedicina, seguros, viagens, entre outros.
A grande vantagem é que ele está disponível de forma virtual no site do INSS, facilitando a vida do aposentado na hora de apresentar um comprovante de vínculo com o INSS e acessar confirmações de dados sem a necessidade de impressão.
Regras de Utilização
De acordo com a normativa do Meu INSS Vale+, o adiantamento do benefício não requer desbloqueio prévio e o INSS não assume corresponsabilidade por dívidas ou compromissos financeiros do beneficiário com as instituições consignatárias.
Para fazer a antecipação salarial:
- A instituição financeira deve ter no mínimo 12 meses de experiência com o serviço de antecipação salarial e ter um convênio ou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS.
- O beneficiário deve utilizar o cartão físico com chip e senha pessoal, contratado junto à instituição financeira credenciada.
Novidade
Esta novidade representa um passo significativo no apoio aos beneficiários do INSS, proporcionando mais autonomia e segurança financeira para aqueles que dependem de seus benefícios para cobrir despesas essenciais.
Com o cartão Meu INSS Vale+, o governo reforça seu compromisso em melhorar continuamente os serviços e suportes oferecidos aos aposentados e pensionistas do país.