Previdência Social realiza mais de 15 mil perícias médicas via telemedicina

O Ministério da Previdência Social (MPS) anunciou que, entre abril e maio deste ano, realizou mais de 15 mil perícias médicas utilizando a telemedicina. Esses atendimentos ocorreram em 104 Agências da Previdência Social (APS), com uma expressiva maioria na região Nordeste do Brasil, além de unidades em Rondônia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Amapá.

A implementação da telemedicina para perícias médicas foi estabelecida pela Portaria nº 674, publicada em março deste ano, que autoriza a realização de perícias médicas para benefícios por incapacidade permanente, incapacidade temporária e Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência. A normativa também abrange perícias de reavaliação e avaliações biopsicossociais da deficiência.

Inicialmente, as perícias por telemedicina têm sido utilizadas para atender requerimentos de BPC-Loas. Os segurados que desejam antecipar suas perícias de BPC podem solicitar o serviço ligando para a Central 135. Os atendimentos são realizados em consultórios médicos nas APS.

Em nota, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, destacou a importância da telemedicina na democratização do acesso aos serviços previdenciários. “A telemedicina já é uma realidade para atendimentos médicos em geral. E nós estamos trazendo esse avanço tecnológico para a Previdência Social. O atendimento por telemedicina aumenta nossa capacidade operacional e reduz nosso custo. Conseguimos atender mais pessoas e gastando menos”, afirmou.

 

Critérios para escolha das localidades

A escolha das localidades que realizam as perícias por telemedicina é baseada em critérios específicos, como a ausência de perito médico na agência, tempos elevados de espera por perícia na localidade e a necessidade de longos deslocamentos por parte dos segurados para receber atendimento. Esses fatores são decisivos para garantir que a telemedicina chegue a quem mais precisa, agilizando o processo e reduzindo as dificuldades enfrentadas pelos segurados.

plugins premium WordPress