Destinos do Sudeste e Nordeste lideram buscas no programa Voa Brasil

O programa Voa Brasil, criado pelo Governo Federal para oferecer passagens aéreas a partir de R$ 200 o trecho para aposentados do INSS, divulgou os destinos mais procurados em pouco mais de um mês de operações, quando aproximadamente 8 mil voos foram comercializados. Dentre esses, 44% dos bilhetes vendidos estão concentrados em cidades das regiões Sudeste e 41% no Nordeste. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Salvador aparecem entre os destinos mais procurados. No Centro-Oeste, Brasília também se destaca pela alta demanda de passagens.

Além desses destinos, o Voa Brasil oferece trechos para cidades como Manaus, Curitiba, Belém, Campo Grande, Foz do Iguaçu, Santarém, Belo Horizonte, Goiânia e Florianópolis. A diversidade de destinos tem como objetivo proporcionar aos aposentados a oportunidade de reencontrar familiares e amigos, explorar novas localidades ou revisitar cidades marcantes de suas vidas.

Como funciona o programa

O Voa Brasil é fruto de uma parceria entre o Ministério de Portos e Aeroportos e as principais companhias aéreas brasileiras. O programa não envolve subsídios governamentais, operando com base na liberdade de oferta das empresas que disponibilizam passagens em uma plataforma exclusiva para os beneficiários. No momento, a iniciativa atende aposentados pelo Regime Geral de Previdência Social que não viajaram de avião nos últimos 12 meses, independentemente de sua faixa de renda. Cada beneficiário tem direito a adquirir até dois bilhetes aéreos por ano. O valor de R$ 200 por trecho não inclui a taxa de embarque, e as passagens dão direito a uma bagagem de mão de até 10 kg e uma bolsa ou mochila pequena.

Na primeira fase, o público-alvo é composto por mais de 23 milhões de aposentados do INSS. Para acessar as ofertas de voos, os interessados devem ter uma conta na plataforma gov.br nas categorias “prata” ou “ouro”, que são obtidas com o preenchimento completo de seus cadastros.

O governo tem planos de expandir o programa para estudantes inscritos no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A previsão é que essa nova fase do Voa Brasil comece no primeiro semestre de 2025, com a expectativa de contemplar cerca de 700 mil alunos.

Receba nossas notícias em seu e-mail. Cadastre-se agora em nossa newsletter.
plugins premium WordPress