Turismo Rural: conexão, tradição e desenvolvimento

turismo rural

Você já ouviu falar de turismo rural?

Bom, esse termo não é novo, afinal o Brasil possui milhares de propriedades rurais voltadas totalmente ao turismo. A definição desse conceito nada mais é que o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometida com a produção agropecuária e a promoção do patrimônio cultural e natural da sociedade.

Com isso, conclui-se que a pratica agrícola não precisa estar presente, e o turismo rural pode ser caracterizado pelas práticas de resgate de costumes e tradições.

Um dos principais atrativos desse tipo de atividade é a busca por uma experiência intima com a natureza e com a cultura local, um verdadeiro resgate das tradições rurais presentes por todo país e com características tão distintas entre si.

Nesse ínterim, a promoção de turismo nas áreas rurais promove um giro econômico para a população local, ajudando a manter a subsistência de várias famílias que dependem  e vivem daquele lugar.

Hoje nós te convidamos a conhecer os benefícios desses locais, tão alinhados com nossa história de nação e nossa cultura.

Turismo rural tradicional: resgate da história e da cultura

O turismo rural tradicional conta com muitos adeptos, já que tem como intenção resgatar a importância histórica de certas localidades. O Brasil viveu uma colonização de quase 300 anos, e durante esse tempo, milhares de casarões foram construídos e muitas regiões se desenvolveram graças ao advento da agricultura, como o café e a cana de açúcar, por exemplo.

Apesar do triste histórico de escravidão que perpassou durante esse período, é inegável que a economia rural fez o país ser o que é hoje, principalmente quando falamos de São Paulo, que foi um importante centro econômico e  principal produtor de café, mais conhecido como ouro verde.

É por conta de toda essa carga histórica que o turismo rural tradicional se destaca e traz adeptos de todos os cantos, seja estudantes, pesquisadores ou turistas comuns.

Turismo rural ganha um novo conceito

Mas nem só de tradições vive o turismo rural, na verdade ele se adaptou as exigências da sociedade e trouxe um outro conceito de experiência.

Nos últimos anos, houve uma expansão maciça de hotéis fazendas, spas rurais e campings. Esses locais são voltados a turistas que querem uma outra conexão com a natureza e buscam experiências únicas. Enquanto alguns querem confortos e a mansidão dos hotéis fazenda, outros desejam aventuras com adrenalina, seja fazendo esportes radicais ou camping.

Benefícios do turismo rural: economia e bem estar

A sociedade atual vive uma crise de ansiedade e consumismo. O ritmo das cidades grandes nos faz ter pressa pra chegar logo, pressa pra comer, pressa nas relações sociais e pressa para consumir o máximo de coisas possíveis.

Quando entramos em contato com a natureza, nos damos conta que nada disso é necessário e que muitas coisa para qual corremos não fazem sentido. O ambiente rural nos convida a fazer uma pausa e repensar nossos valores e hábitos. Consequentemente, os níveis de stress e  ansiedade caem, e promovem-se sentimentos de segurança, tranquilidade e relaxamento.

Nesse espaço, nos damos conta de como a natureza pode ser convidativa e como a preservação do meio ambiente e das tradições são essenciais, verdadeiros refúgios de paz.

Ao mesmo tempo, essa prática de turismo tem o poder de melhorar a vida dos habitantes locais, criando demanda para novos postos de trabalho e trazendo desenvolvimento para a região.

Conclusão

Até aqui eu acredito que você percebeu a importância do turismo rural e como ele pode promover benefícios tanto para quem visita como para quem recebe. Não podemos esquecer de mencionar que essa modalidade turismo, inclusive, melhora a economia do país, já que o Brasil conta com inúmeras propriedades rurais e pessoas que dependem da agricultura, do artesanato e da presença de visitantes  para sobreviver.

Em síntese, o turismo rural, seja no formato tradicional resgatando a história e tradições, ou na abordagem contemporânea com opções diversificadas, desempenha um papel crucial no fortalecimento econômico das áreas rurais do Brasil. Além disso, oferece aos visitantes uma pausa necessária do ritmo acelerado das cidades, promovendo bem-estar e reflexão sobre valores. A prática não apenas preserva a identidade cultural e ambiental, mas também gera empregos, estimula a economia local e contribui para um equilíbrio sustentável entre sociedade e natureza. O turismo rural, assim, se revela como um agente transformador positivo para todas as partes envolvidas.

Compartilhe

NEWSLETTER

Se inscreva e fique informado

plugins premium WordPress