Empreendedorismo é alternativa para profissionais acima de 50 anos, aponta estudo

A recolocação no mercado de trabalho para profissionais com mais de 50 anos sempre foi um desafio. Em um cenário marcado pelo aumento do desemprego, essa dificuldade se intensifica. No entanto, um estudo recente sugere que o empreendedorismo pode ser uma solução eficaz para essa parcela da população.

O relatório “Empreendedores 50+: o Futuro do Brasil”, desenvolvido pela consultoria Empreendabilidade, destaca o potencial dos profissionais mais maduros ao abrir negócios próprios. A partir de uma análise de dados macroeconômicos e indicadores do mercado empresarial, o estudo mostra que, além de solucionar a questão da ocupação socioeconômica dessa faixa etária, o empreendedorismo pode trazer benefícios para a sociedade e a economia.

Segundo o relatório, empreendedores com mais de 50 anos têm maior probabilidade de sucesso na condução de negócios. Empresas fundadas por pessoas dessa faixa etária apresentam menores taxas de mortalidade precoce, superando os três anos iniciais de operação com mais frequência. Além disso, os bancos demonstram maior confiança ao conceder crédito para esses profissionais, contribuindo para o fortalecimento de seus negócios. Entre as características associadas à maturidade que favorecem o empreendedorismo, o estudo destaca a capacidade de tomar decisões mais acertadas, a aceitação controlada de riscos e a aptidão para lidar com situações complexas. O relatório também chama a atenção para um ponto crítico: embora o mercado de trabalho esteja tentando reabsorver profissionais mais velhos, muitas das vagas oferecidas acabam subestimando o potencial desses trabalhadores, limitando-os a funções operacionais. De acordo com o estudo, essa abordagem pode ser insuficiente diante do impacto positivo que esses profissionais poderiam gerar ao empreender.

Receba nossas notícias em seu e-mail. Cadastre-se agora em nossa newsletter.
plugins premium WordPress