Advogado aposentadoria por invalidez: como ele pode proteger seu benefício?

Advogado aposentadoria por invalidez: como ele pode proteger seu benefício?

Advogado aposentadoria por invalidez

A aposentadoria, principalmente por invalidez, é importante para muitos brasileiros, mas, conseguir esse direito nem sempre é simples. O advogado aposentadoria por invalidez pode ser um aliado importante para não ter seu pedido negado.

Então, quem estiver com dificuldades para obter este tipo de aposentadoria, continue lendo, pois as informações a seguir serão muito úteis, principalmente, para quem também quer entender como um bom advogado pode ser útil.

Aposentadoria por invalidez: entenda o benefício

A aposentadoria por invalidez é concedida quando um segurado do INSS não consegue mais fazer nenhuma atividade, de forma permanente.

No auxílio-doença, o trabalhador pode passar por reabilitação profissional e, se melhorar, retornar ao trabalho. Já na aposentadoria por invalidez, fica comprovado que não há mais possibilidade de retorno ao mercado de trabalho, tornando o benefício definitivo.

Antes de ser aprovado, esse tipo de aposentadoria passa por perícias médicas do INSS, onde um perito avalia a condição da pessoa e decide se ele está temporariamente incapacitado (auxílio-doença) ou se precisa da aposentadoria.

Em muitos casos, o INSS nega a aposentadoria por invalidez mesmo quando o segurado tem uma condição grave. Isso acontece por vários motivos, como interpretação errada do perito, falta de documentos ou falhas no processo administrativo.

É nesse momento que o advogado aposentadoria por invalidez pode atuar para garantir que o segurado tenha seu direito reconhecido.

Advogado aposentadoria por invalidez

Advogado aposentadoria por invalidez consegue me ajudar?

Se o INSS dificultar o acesso ao benefício ou houver erros no processo, um advogado aposentadoria por invalidez, com certeza vai ajudar. 

Ele é primordial para que o pedido de aposentadoria seja entregue o mais perfeito possível. Entre outras palavras, ele pode ajudar com:

  • Preparação do pedido
  • Acompanhamento da perícia médica
  • Recursos em caso de negativa
  • Evitar cortes indevidos

Ter ajuda de alguém que entende pode acelerar o processo e evitar desgastes, garantindo que o trabalhador receba sua aposentadoria de forma justa e sem burocracias desnecessárias.

Quem pode solicitar a aposentadoria por invalidez no INSS?

Agora que sabe um pouco sobre como o advogado aposentadoria por invalidez pode ajudar, chegou a hora de ver quem pode solicitar o benefício. Essa parte é bem simples, basta atender a alguns requisitos:

  1. Ser segurado do INSS, ou seja, ter feito contribuições previdenciárias.
  2. Comprovar a incapacidade definitiva por meio de laudos médicos e perícia do INSS.
  3. Ter cumprido a carência mínima de 12 meses de contribuição, exceto em casos de doenças graves previstas na legislação (como câncer, esclerose múltipla e alienação mental).

A incapacidade pode ser de origem comum (não relacionada ao trabalho) ou decorrente de acidente ou doença ocupacional. 

Preciso obrigatoriamente de um advogado especializado?

Se você acredita que é obrigatório a contratação de um advogado para este tipo de aposentadoria, é importante ressaltar que não é obrigatório, mas sua presença pode fazer uma grande diferença. 

Muitos brasileiros acabam tendo algum tipo de problema com o INSS ao solicitar sua aposentadoria, especialmente neste tipo de aposentadoria específico, por conta da perícia médica, que pode ser decisiva para a concessão do benefício.

Se o segurado quiser evitar erros no processo e aumentar suas chances de sucesso, contar com um advogado pode ser a melhor escolha.

Que tipo de advogado cuida da aposentadoria por invalidez?

O profissional mais indicado para lidar com esses casos é o advogado especialista em Direito Previdenciário. Esse advogado aposentadoria por invalidez  conhece profundamente as normas do INSS, os direitos dos segurados e as melhores estratégias para garantir a aposentadoria.

Mas, vale uma ressalva. Evite profissionais que garantem resultados sem sequer analisar o seu caso. Cada situação é única, e um advogado sério sempre fará uma avaliação detalhada antes de tomar qualquer ação.

Advogado aposentadoria por invalidez

Quanto tempo demora o processo deste tipo de aposentadoria?

O tempo para concessão da aposentadoria por invalidez pode variar. Se o pedido for aprovado na fase administrativa do INSS, o prazo pode ser de três a seis meses. 

No entanto, se houver necessidade de recorrer ou entrar com uma ação na Justiça, esse tempo pode aumentar. 

Nos casos em que o INSS nega a aposentadoria por invalidez e o segurado precisa ir à Justiça, o processo pode levar de um a dois anos.  No entanto, com a ajuda de um advogado, há maneiras de acelerar a análise.

A importância do advogado aposentadoria por invalidez 

Como você pôde ver, o caminho para garantir esse tipo de aposentadoria, não é fácil. Mas ao contar com um bom advogado, tudo ficará melhor.

O advogado aposentadoria por invalidez irá fazer toda a diferença ao longo do seu processo, garantindo que você, o segurado, tenha seu direito reconhecido sem complicações.

Então, está precisando solicitar esse benefício ou está enfrentando dificuldades com o INSS? Não deixe de contar com um bom advogado aposentadoria por invalidez. Este é um passo importante para proteger seu benefício e garantir que você receba tudo o que tem direito!

Receba nossas notícias em seu e-mail. Cadastre-se agora em nossa newsletter.
plugins premium WordPress