O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza mensalmente o pagamento de cerca de 40 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais em todo o Brasil. Entretanto, os beneficiários nem sempre recebem o valor na mesma data, o que pode gerar dúvidas. Isso ocorre porque o calendário de pagamentos é definido com base em alguns critérios, como o tipo de benefício e o valor recebido.
De acordo com o INSS, o calendário dos depósitos é divulgado anualmente, para que os segurados possam se organizar em relação às datas de recebimento. Cada benefício possui um número único, composto por 10 dígitos. O penúltimo algarismo do NB é o que define a data de pagamento. Além disso, é importante observar se o valor do benefício é de até um salário mínimo ou superior, pois isso também influencia no cronograma de depósitos. Para aqueles que recebem até um salário mínimo, os depósitos são realizados primeiramente. Em seguida, o pagamento é feito aos que recebem acima desse valor, sempre seguindo a ordem estabelecida pelo Número do Benefício (NB).
Em situações de feriados municipais, estaduais ou federais, o depósito do benefício será transferido para o próximo dia útil, conforme estabelece o INSS. Além disso, o prazo para saque dos valores com o cartão é de até 60 dias após a data de disponibilização na conta. Caso o beneficiário não realize o saque dentro desse período, o valor será devolvido ao INSS.
Para consultas sobre o calendário de pagamento ou outras dúvidas, os segurados podem ligar para a Central de Atendimento do INSS, no telefone 135.
Confira o calendário de pagamento de benefícios do INSS para 2024: